Aditivo
O Sistema Aditivo é conhecido por RGB – abreviatura das cores aditivas pelas quais é formado: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). É um sistema aplicado na reprodução de cores em dispositivos electrónicos, como monitores, TV, scanners, câmaras digitais, entre outros aparelhos.
O RGB não pode ser confundido com as cores primárias (Cyan, Magenta, Amarelo).
No RGB a formação de outras cores faz-se pela combinação do vermelho, verde e azul respeitando uma representação numérica. A mais usual é uma escala de valores entre 0 e 255. A escala mínima (zero) é a tonalidade mais escura e acontece quando os três canais estão na escala 0; a escala máxima, ou seja quando os canais têm todos o valor 255, resulta no branco.
Lista de cores com diferentes escalas:
· Preto – RGB (0,0,0)
· Vermelho – RGB (255,0,0)
· Verde – RGB (0,255,0)
· Azul – RGB (0,0,255)
· Amarelo – RGB (255,255,0)
· Magenta – RGB (255,0,255)
· Cyan – RGB (0,255,255)
· Branco – RGB (255,255,255)
Subtractivo
O sistema subtractivo é o CMY, conjunto das cores primárias de pigmento cyan (C), magenta (M) e amarelo (Y, da língua inglesa). Este sistema deve ser utilizado sempre que houver necessidade de reproduzir estas cores numa superfície branca, por exemplo o papel.
No CMY as cores podem ser misturadas entre si através de uma escala de percentagem (%). A percentagem mínima (0%) dará branco; a máxima, ou seja quanto as três cores primárias estão combinadas numa escala de 100%, resulta na cor preta (K). A junção do preto ao modelo CMY forma o CMYK, sistema que é utilizado pela Indústria Gráfica.
As cores primárias de pigmento, combinadas duas a duas com percentagem de igual, dão o seguinte resultado:
· magenta + amarelo = vermelho
· amarelo + cyan = verde
· cyan + magenta = azul cobalto