A correcta configuração dos monitores é muita vezes ignoradas pelos utilizadores, ou seja, assume-se como certa a formatação standard do fabricante. Isso é correcto para aquele monitor, mas desde que seja para uso doméstico. Para uma utilização mais profissional o caso muda de figura e é necessário calibrar o monitor. Para isso usa-se vários tipos de softwares. Os mais conhecidos são o Adobe Gama (que vem com o programa Photoshop) e o Color Sync da Apple. Estas aplicações lêem e interpretam os perfis ICC quando são abertos ficheiros de imagem e efectuam-se os ajustes necessários para se manter um certo nível de consistência através do sistema.
Qual o melhor Módulo de Cor (CMM – Color Management Module)? Talvez seja o da Adobe, porque é independente do dispositivo em que se trabalha e cria um espaço de cores único ao Photoshop. Em princípio, esta era a solução para uniformização de trabalho, mas isso implicava que toda a gente tinha de adaptar as mesmas regras, o que na realidade é uma utopia.
A saber
- · Um monitor precisa de 30 minutos de aquecimento para atingir um nível constante de iluminação e, por isso, neste espaço de tempo não se deve efectuar nenhum tipo de calibração.
- · Os perfis ICC s consistem na lista de características que descrevem um espaço de cor particular. Existem já perfis uniformizados como o “Fogra”, que podem ser descarregados do site da ICC (Internacional Color Consertium).
- · Deve-se sempre inserir o perfil numa imagem, pois isso ajuda quem for trabalhá-la, podendo facilmente instalar na sua máquina o perfil e assim trabalhar no mesmo espaço de cor.
- · Num monitor calibrado não se deve utilizar os botões de brilho e de contraste para ajuste, mas sim instalar o perfil e usá-lo sempre que precisar.
Sem comentários:
Enviar um comentário